A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas também desenvolve textos, pesquisas, produções com o intuito de colaborar para o debate sobre política de drogas e racismo. Conheça algumas das pesquisas e artigos desenvolvidos por parceiros, que servem de referência para o nosso trabalho.
Vídeos de referência
Estado de Proibição
Idealizado pelo Núcleo de Cannabis da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, produzido em parceria com a Panamá Filmes.
Drauzio Dichava #1 | Era uma vez uma planta
A Marcha da Maconha começou discreta e foi alvo de forte repressão até se tornar um dos maiores movimentos pró-legalização do Brasil. Sua trajetória encontra paralelo com a história da própria maconha, que ainda é alvo da polícia, mas também centro de um debate que aponta para a descriminalização.
Drauzio Dichava #3 | Cannabusine$$
Apesar da proibição, a cultura e o comércio relacionados à maconha persistem tanto quanto o consumo. Dr. Drauzio visita o QG do canal Umdois, que produz conteúdo para "maconhistas" e conversa com donos de duas headshops (lojas que vendem produtos relacionados à maconha).
Animação sobre guerra às drogas - PBPD
Vídeo idealizado pela Plataforma Brasileira de Política de Drogas, produzido com a agência Alma Preta.
Drauzio Dichava #2 | A brisa
Estudos mostram evidências de que a maconha tem um potencial terapêutico no tratamento de algumas doenças. Mas o que sabemos sobre sua capacidade de criar dependência e sua ação sobre o cérebro quando falamos de uso adulto? Confira o segundo episódio de DrauzioDichava:
Drauzio Dichava #4 | Onde o bicho pega
A guerra às drogas no Brasil não diminuiu o consumo de maconha no país. O resultado após décadas de conflito é o aumento da violência, mas não contra todos os brasileiros. Quem arca com o ônus da repressão é a população preta, pobre e periférica.
Drauzio Dichava #5 | O jardineiro fiel
No último episódio de Drauzio Dichava, conhecemos um comerciante que cultiva e vende maconha sem passar pelo" tráfico convencional". Compradores para o seu produto não faltam, e o perfil de sua clientela está longe do estereótipo de “marginal”.